Observação: As opções em negrito e sublinadas são as opções corretas. Abaixo de cada questão, temos alguns comentários subsequentes às questões.
Texto para as
questões:
Sempre o Juquinha
No primeiro dia de aula, a professora explica que vai
testar a capacidade de raciocínio das crianças, fazendo-as ligar determinadas
características ao animal certo. Chama o Juquinha e começa:
– Quem pia é...
– Pião! – diz o garoto terrível.
Com paciência, a professora diz que é o pintinho da
galinha que pia.
– Vou lhe dar outra chance: quem ladra é...
– Ladrão!
A professora, irritada, explica que é o cachorro.
– Seu Juquinha, vou lhe dar a última chance: quem muda de
cor é...
E o Juquinha:
– Semáforo!
Almanaque Brasil de
Cultura Popular. São Paulo, ano 2, n. 15, jun. 2000, p. 30.
1)
Nos
trechos “– Quem pia é ...”; “quem ladra é...”; “quem muda de cor é...”, o uso
das reticências, em relação ao aluno, reforça a:
(A)
oportunidade de completude da fala.
(B) informação sobre extinção de animais.
(C) expressão de irritação da professora.
(D) falta
de resposta dos alunos.
No caso dessa questão, percebemos que
na medida em que a professora fala algo, ela dá oportunidade para que os seus
alunos complementem a fala dela, o que, no caso, é próprio das reticências (...),
que é um sinal de pontuação nos textos.
2)
No
trecho: “A professora
explica que vai testar a capacidade de raciocínio das crianças”, a
expressão em destaque é:
(A) substantivo.
(B) adjetivo.
(C) locução verbal.
(D) pronome.
Como explicado na sala de aula,
locução, no pensamento da gramática é a “junção
de, união de” duas ou mais “coisas” que pertencem ou têm ideia da mesma
função gramatical. No caso da questão, a expressão “VAI TESTAR” são 2 verbos,
por tanto, locução (junção, união...) de dois verbos juntos, o que o faz
tornar-se LOCUÇÃO VERBAL.
3)
Os
verbos explica, chama, diz e vou
ficam no modo infinitivo, respectivamente, da seguinte maneira:
(A) explicar, dizer, ir e chamar.
(B) explicar, chamar, dizer e ir.
(C) explicar, ir, dizer e chamar.
(D) explicar, chamar, dizer e ir.
Como eu cometi erro de nas opções (ao
colocar 2 opções iguais!), quem marcou a “B” ou a “D” ou as 2 ao mesmo tempo eu
considerei como correta. Quanto ao comentário, nem precisa né? Basta ver as
terminações (explicar (AR); chamar (AR); dizer (ER) e ir (IR), as palavras
explica, chama, diz e vou na ORDEM, por isso RESPECTIVAMENTE.
4)
São
verbos que se enquadram na primeira conjugação:
(A) explicar, chamar e dizer.
(B) explicar, chamar e testar.
(C) explicar, chamar e ir.
(D) explicar, dizer e ir.
Essa daqui não há nem necessidade de
comentários.
5)
Os
verbos dizer, chamar e ir pertencem,
respectivamente, às seguintes conjugações:
(A) segunda, primeira e terceira.
(B) segunda, terceira e primeira.
(C) terceira, segunda e primeira.
(D) terceira, primeira e segunda.
Essa questão era só ter o cuidado de
verificar as terminações e responder pela ordem, por isso, RESPECTIVAMENTE,
como comentado em sala de aula. Veja:
DIZER É DA PRIMEIRA,
CHAMAR
É DA SEGUNDA e IR É DA TERCEIRA CONJUGAÇÃO.
Texto para as questões 6 e 7:
Maurício
de Souza. As melhores tiras da
Mônica. São Paulo: Globo, 2006.
6)
A
expressão “CHUAC!” reproduz:
(A)
o som do beijo da personagem no sapo.
(B) o susto que o sapo levou ao ser beijado.
(C) o surgimento de uma ideia repentina.
(D) o desejo
realizado por um príncipe.
Se você
observar na tirinha acima, o balãozinho está apontando para Mônica e não para o
sapo que está em suas mãos. Então, a expressão CHUAC (que é uma ONOMATOPEIA, palavra
que representa o som de algo), é o som do beijo da personagem Mônica.
7)
No
último quadrinho, a fisionomia do sapo mais os corações ao seu redor revelam:
(A) medo em relação à atitude da personagem Mônica.
(B) reconhecimento do assombro vivido pela personagem
Mônica.
(C)
encantamento do personagem em relação à transformação ocorrida.
(D)
curiosidade do personagem sobre a presença da “fada madrinha”.
Se observarmos com atenção na tirinha, no ultimo quadrinho, basta olhar para o rosto do sapo e seu olhar para com a Mônica e verificar que ele fica surpreso sim, mas encantado quando vê alguém que agora se corporizou em animal.
Texto para as
questões de 8 a 11: Conjugação (Affonso Romano de
Sant'Anna)
Eu falo
tu ouves
ele cala.
Eu procuro
tu indagas
ele esconde.
Eu planto
tu adubas
ele colhe.
Eu ajunto
tu conservas
ele rouba.
Eu defendo
tu combates
ele entrega.
Eu canto
tu calas
ele vaia.
Eu escrevo
tu me lês
ele apaga
tu ouves
ele cala.
Eu procuro
tu indagas
ele esconde.
Eu planto
tu adubas
ele colhe.
Eu ajunto
tu conservas
ele rouba.
Eu defendo
tu combates
ele entrega.
Eu canto
tu calas
ele vaia.
Eu escrevo
tu me lês
ele apaga
8)
Retire
do poema acima todos os verbos, passe-os para o modo infinitivo e diga qual a
sua conjugação.
Veja a tabela
abaixo com as devidas conjugações subsequentes:
1. Conjugação
|
2. Conjugação
|
3. Conjugação
|
Falo de falar (infinitivo)
|
Esconde de esconder(infinitivo)
|
Ouves de ouvir
|
Cala de calar
|
Colhe de colher
|
|
Procuro de procurar
|
Defendo de defender
|
|
Indagas de indagar
|
Combates de combater
|
|
Planto de plantar
|
Escrevo de escrever
|
|
Adubas de adubar
|
Lês de ler
|
|
Ajunto de ajuntar
|
||
Conservas de conservar
|
||
Rouba de roubar
|
||
Entrega de entregar
|
||
Canto de cantar
|
||
Calas de calar
|
||
Vaia de vaiar
|
||
Apaga de apagar
|
9)
Conjugue
os verbos falar e plantar no Pretérito Perfeito, Presente e Futuro do Presente
do Indicativo.
Como
comentei nas explicações, basta você descobrir o radical e complementar com as
terminações estabelecidas pela conjugação em questão. No caso, as que se
enquadram em “AR”. O verbo falar tem o radical FAL (tirei o “AR”) e PLANTAR tem o radical PLANT (tirei o “AR”). Então, as conjugações ficam da seguinte
maneira:
Falar
Pretérito Perfeito
|
Presente
|
Futuro do Presente
|
Eu
falei
|
Eu
falo
|
Eu
falarei
|
Tu
falaste
|
Tu
falas
|
Tu
falarás
|
Ele/ela
falou
|
Ele/ela
fala
|
Ele/ela
falará
|
Nós
falamos
|
Nós
falamos
|
Nós
falaremos
|
Vós
falastes
|
Vós
falais
|
Vós
falareis
|
Eles
/elas falaram
|
Eles/
elas falam
|
Eles/elas
falarão
|
Plantar
Pretérito Perfeito
|
Presente
|
Futuro do Presente
|
Eu
plantei
|
Eu
planto
|
Eu
plantarei
|
Tu
plantaste
|
Tu
plantas
|
Tu
plantarás
|
Ele/ela
plantou
|
Ele/ela
planta
|
Ele/ela
plantará
|
Nós
plantamos
|
Nós
plantamos
|
Nós
plantaremos
|
Vós
plantastes
|
Vós
plantais
|
Vós
plantareis
|
Eles
/elas plantaram
|
Eles/
elas plantam
|
Eles/elas
plantarão
|
10) Produza um pequeno texto de apenas 10
linhas observando a gravura abaixo. Dê um título. Seja bem criativo.
Essa
questão fica a critério do aluno!
Boa Sorte! Mas não conte somente com
ela. Deus abençoe poderosamente!
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