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segunda-feira, 4 de julho de 2011

O que é a Adolescência?

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 Por prof. Cássio Jose

Início de Conversa:

Parece não haver um conceito homogêneo acerca do que é ou venha a significar adolescência. Esta constatação parte, inicialmente, da pesquisa de seu significado em alguns dicionários da Língua Portuguesa. Assim, foi proposta a sua análise conceitual pegando como instrumentos de estudo os quatro seguintes minidicionários do nosso idioma: Rideel, Kids, Sacconi e Houaiss. Observemos então:

1. Anásile do conceito em quatro Dicionários:

O primeiro afirma que adolescência significa “Juventude; idade que vai dos 12 aos 18 anos”. O segundo já afirma: “é uma idade entre os 14 e 20 anos nos rapazes e 12 a 18, nas moças, aproximadamente”. Com esses dois conceitos em ambos os primeiros minidicionários podemos fazer algumas observações:

Percebe-se, só nesses dois primeiros dicionários, certa diferença de conceitos, no entanto, a partir de um mesmo princípio: a faixa de idade! Um, conceitua, de maneira generalizada: idade que vai dos 12 aos 18 anos. (Pergunta-se então: em quê consiste essa idade? A partir de quais fundamentos ou pressupostos se determina esse conceito?) Observamos, então, que é um conceito fechado e sem tanto esclarecimento. O outro já conceitua fundamentando e incluindo como padrão a classificação de sexos: Para o masculino a adolescência está dentre 14 a 20 anos enquanto o feminino está dentre os 12 a 18 anos. Agora observemos o que afirmam os dois últimos: O terceiro dicionário, o Sacconi, assim afirma: “1. Período de desenvolvimento físico e psicológico que se estende do início da puberdade à maturidade (dos 12 aos 20 anos); 2. Período de transição de desenvolvimento entre a juventude e a maturidade”. O minidicionário Houaiss já se expressa da seguinte maneira o conceito do termo adolescência: “Período da vida humana entre a infância e a idade adulta”.
 
O que percebemos é que os dicionários da Língua Portuguesa, subsídios muito usados no meio educacional, divergem entre si ou, no mínimo, não trazem um conceito harmônico, ao que julgamos. Não queremos levantar a hipótese de que dentre os dicionários deve haver um significado homogêneo. Não! Longe disso. Mas antes, um conceito claro e objetivo. 

É evidente, contudo, que não é somente a faixa de idade que vai determinar o tempo da adolescência, uma vez que o físico e o psicológico devem ser analisados com o tempo e a época vivenciada, enquadrando-os também com situações sexo-afetivo e biológicas. É um assunto complexo e polêmico. Certamente muitos adolescentes têm uma vida adulta, muito embora contendo 12, 13, 14 anos em diante. Bem como muitos adultos têm mentalidade de adolescente o que há, claro, muitos fatores para tal acontecimento.

Entretanto, é importante que o conceito esteja dentro dos padrões daqueles que são estudiosos em adolescência ou postulantes da Psicologia da Adolescência. 

2. Psiocologia e estudiosos:

Segundo Sidney A. Manning, a adolescência é uma “faze de transformação física e intelectual e o de assinalar o fim da infância”. Época de conflitos e indecisões fazendo com que “não se saiba o que realmente se é” (Papalia e Olds: 1981).

Adolescente significa, derivado do latim, crescer para a maturidade. Como já foi afirmado aqui, muito mais do que está enquadrada na faixa de idade, ela é um período de muitas transformações fisiológicas e amadurecem as funções produtivas e os órgãos genitais. Mas isso não é puberdade? Alguns estudiosos já definem como pubescência.

Sidney afirma que a adolescência é o período de vida em que a pessoa está “dando um adeus” à sua infância. Mas surge outro questionamento: O que é a infância? O conceito sempre existiu ou é algo mais recente?

O americano Howard Chudacoff, professor de história, estudou o hábito de brincar das crianças nos últimos 500 anos. O estudo está registrado no seu livro “Crianças brincando: uma história americana”, sem tradução em português. O estudioso afirma que o conceito de infância surgiu depois da industrialização, um período especial da vida, isolado, protegido dos perigos e das responsabilidades da idade adulta, um tempo para a educação e a da diversão.

Parece que não há adolescência dentro dos parâmetros de Howard Chudacoff. O fato é que durante muito tempo havia apenas dois mundos: o das crianças e o dos adultos. Ou se era este ou aquele.

Considerações finais:

O que podemos concluir é que cada sociedade tem suas próprias regras para classificar seus indivíduos nessa emigração do mundo da criança para o mundo adulto. O tempo e a história com suas transformações ético-culturais e sociais dizem muito a respeito da lapidação do ser humano de cada era. O que ocorre é o conflito que surge da busca de identidade nas várias fases da vida.  


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